O nível de felicidade dos colaboradores de uma farmácia é um indicador extremamente importante, já que, para Manoel Conde Neto, empresário e proprietário da Farma Conde, ele afeta diretamente o atendimento de alta performance do seu negócio. Por essa razão, se você quer entender melhor quão importante é a felicidade para o ambiente farmacêutico e como promovê-la, você não pode deixar de acompanhar esta leitura.
Entendendo o que é e a importância da felicidade no ambiente farmacêutico
Em primeiro lugar, na perspectiva de Manoel Conde Neto, a felicidade no ambiente de trabalho nada mais é que o estado de emoções positivas do colaborador, isto é, como ele se sente frente às suas responsabilidades e atividades no trabalho. No entanto, como tudo o que cerne os sentimentos e as sensações é subjetivo, o indicador de felicidade varia de indivíduo para indivíduo, visto que tudo irá depender de suas expectativas e experiências.
Desse modo, não é novidade que os trabalhadores de modo geral tendem a se sentir infelizes se o ambiente no qual trabalham lhe proporcionam situações que promovem esse sentimento, no entanto, com respeito aos profissionais farmacêuticos, para o proprietário da Farma Conde, eles tendem a ter uma rotina mais cansativa e, por vezes, intensa, já que suas escalas de trabalho possuem, geralmente, outro formato, comparado a outras áreas.
Por essa razão, a maneira como os mesmos se sentem deve ser objeto de fundamental importância para os gestores do meio farmacêutico, visto que o entusiasmo, o interesse e o contentamento — pilares do medidor de felicidade — são sentimentos importantes para garantir o bom trabalho desses profissionais. Sendo assim, confira abaixo como promover tal sentimento na sua farmácia.
- Seja transparente na comunicação
A transparência é, para
, um elemento muito importante quando o assunto é gestão de pessoas. Por isso, se você é um gestor farmacêutico, lembre-se de, na medida do possível, ser transparente com seus colaboradores, visto que a mesma é capaz de proporcionar o sentimento de pertencimento, bem como a segurança dos seus subordinados frente ao seu próprio desempenho.
- Ofereça oportunidade de desenvolvimento
É fato que ninguém quer trabalhar, permanentemente ou por largos anos, num ambiente que não oferece oportunidades e, tampouco, possibilidade de desenvolvimento profissional, não é mesmo? Por esse motivo, estimule nos colaboradores da sua farmácia a vontade de querer se desenvolver, através de oportunidades e ações que corroborem com o seu crescimento.
- Reconheça o bom trabalho e aplique feedbacks
Além disso, reconhecer o bom trabalho dos seus colaboradores e aplicar feedbacks, para que os mesmos saibam no que estão acertando e no que estão errando, é fundamental para promover a felicidade entre eles. Desse modo, na prática, Manoel Conde Neto compreende, por fim, que elogiar e fazer conhecer por todos o bom atendimento ou comportamento de um colaborador, por exemplo, já faz com que você consiga aplicar esse importante passo.