Uma queijaria de Carambeí, nos Campos Gerais do Paraná, foi destaque no Prêmio Queijo Brasil, realizado em Blumenau (SC). Nesta quinta-feira (11), a Queijaria Dutch Lady faturou cinco medalhas na premiação do VII Queijo Brasil que julga queijos artesanais brasileiros.
O Prêmio Queijo Brasil, que teve sua primeira edição em 2014, visa a valorização dos queijos brasileiros e no ano de 2024 recebeu queijos de 20 estados brasileiros.
Entre os mais de 1,5 mil queijos inscritos estavam cinco da Queijaria Dutch Lady. Todos receberam medalha, inclusive uma de ouro . A Queijaria Dutch Lady já havia recebido prêmios com dois queijos na edição do ano de 2023.
“Ficamos muito felizes com o resultado das medalhas nos 5 queijos que foram inscritos no concurso. Isso demonstra a qualidade e cuidado na nossa produção, e sabor dos nossos produtos! Inclusive esta foi a primeira vez que recebemos uma medalha de Ouro”, contou Nathalia Dijkstra, sócia da queijaria.
A Queijaria Dutch Lady é foi fundada por 3 primas em 2020 em Carambeí. O nome é uma homenagem às mulheres imigrantes holandesas que encontraram na arte da produção de queijo o sustento.
O diferencial da queijaria é a produção do queijo Gouda em diferentes estágios de maturação, assim como é encontrado na Holanda. A Dutch Lady também produz o queijo minas frescal e o queijo cremoso cremagge, um queijo autoral.
Queijos premiados
Ouro – gouda seis meses de maturação
Prata – gouda três meses de maturação e gouda com cominho seis meses de maturação
Bronze – cremagge e gouda 18 meses de maturação