O Governo do Amapá dá continuidade ao processo de criação do primeiro Hub de Inovação, que será um espaço para que empresas, startups, estudantes e pesquisadores possam colocar em prática ideias que desenvolvam o estado. Atualmente, o foco do trabalho é o alinhamento de parcerias com instituições amapaenses dos setores público e privado.
No início do mês de junho, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), o projeto do Hub de Inovação vem sendo apresentado para o grupo CEA Equatorial Energia.
“Estamos fazendo visitas nas instituições públicas e privadas, para apresentar o projeto do Hub de Inovação do Governo do Estado. Na Equatorial tivemos um excelente diálogo, com interesse do grupo em ser um residente oficial do Hub. Compartilhando a expertise que possuem, no que se refere à transição energética, energia renovável e eficiência energética”, destacou o gestor da Setec, Edivan Andrade.
Na ocasião, foram apresentadas a estrutura arquitetônica do hub, potencialidades, composição das instituições residentes, modelo de gestão e outras especificidades do espaço.
Para o presidente do grupo Equatorial Energia no Amapá, Augusto Dantas, receber o convite para participar do projeto foi muito positivo e importante para o desenvolvimento do estado.
“A Equatorial está recebendo, em primeira mão, o projeto do Hub de Inovação e tenho certeza que vamos fazer uma parceria muito importante, para trazer mais evoluções ao Estado e fortalecer a economia local”, disse Dantas.
Além da concessionária de energia, o projeto do Hub de Inovação já foi apresentado à Associação Comercial e Industrial do Amapá (Acia) e à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomércio-AP).
Hub de Inovação
O Governo do Amapá vai transformar o antigo Macapá Hotel, atualmente desativado, no primeiro Hub de Inovação do estado. A medida é uma proposta do Plano de Governo atual, que busca a destinação do espaço para desenvolvimento da economia criativa local.
A estrutura contará com espaços para aceleração de startups de tecnologia, da bioeconomia, Institutos de Ciência e Tecnologia, além de envolver setores tradicionais da economia local.
A articulação para viabilizar a implantação do Hub de Inovação é realizada pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia. A expectativa é de que o primeiro Hub seja entregue até dezembro de 2024.