Bilgates NotíciasBilgates Notícias
  • Home
  • Educação
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Notícias
  • Sobre Nós
Reading: Volta do símbolo antigo do Atlético de Madrid marca nova tendência no futebol
Share
Font ResizerAa
Bilgates NotíciasBilgates Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Educação
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Notícias
  • Sobre Nós
  • Home
  • Educação
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Notícias
  • Sobre Nós
Bilgates Notícias > Blog > Notícias > Volta do símbolo antigo do Atlético de Madrid marca nova tendência no futebol
Notícias

Volta do símbolo antigo do Atlético de Madrid marca nova tendência no futebol

Andrei Sokolov
Andrei Sokolov
Share
4 Min Read
SHARE

Recentemente, o Atlético de Madrid anunciou a volta de seu escudo antigo após mudança realizada na temporada de 2017/18. Em 2023, uma votação entre os sócios-torcedores, que contou com a participação de 56% dos membros, terminou com 88% dos votantes a favor da nova alteração.

Com isso, o clube espanhol se junta a Real Valladolid e Aston Villa na prateleira de equipes que mudaram seus escudos e, após um curto período de tempo e críticas por parte dos torcedores, decidiram retomar a versão antiga. Isso pode significar uma nova tendência no futebol mundial, logo após a onda de rebranding dos clubes, que ocorreu principalmente na última década.

Para Fábio Wolff, especialista em marketing e sócio-diretor da Wolff Sports, o símbolo de uma equipe é a representação máxima de uma instituição, que faz com que o torcedor se identifique e tenha a sensação de pertencimento ao clube. Por isso, é algo sagrado dentro da mitologia do futebol.

“O símbolo de um clube não é algo fácil de mudar no futebol. O Atlético de Madrid estava com o mesmo escudo desde 1947, quando decidiu, 70 anos depois, fazer a mudança. Há sete décadas, portanto, gerações de torcedores, que estavam acostumados com determinado distintivo, não conseguiram se adaptar à novidade. Isso só mostra o quanto esse esporte é diferente de tudo. A paixão guia os torcedores e impacta diretamente no engajamento deles com a equipe. Por isso, é uma característica a qual os times devem sempre ficar atentos”, comenta o executivo.

No caso de Real Valladolid e Aston Villa, o retorno ao símbolo antigo foi ainda mais rápido. Ambos os clubes anunciaram em 2022 que fariam alterações em seus escudos e, após uma temporada, decidiram voltar atrás na decisão, retomando o distintivo anterior. O clube espanhol passou por votação semelhante à do Atlético de Madrid, na qual 88,15% dos sócios optaram pela volta do brasão prévio.
Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt Sport, fornecedora de material esportivo que atende 10 times em todas as divisões do país, acredita que o símbolo de uma equipe é um dos pontos principais de um uniforme e, por conta disso, independente do modelo ou design da camisa, tem que trazer a identificação com o clube.

“O símbolo de um clube é a sua identidade. Por isso, não é tão simples realizar qualquer tipo de alteração. Existem casos que deram certo e exemplos que não funcionaram, como podemos observar na última década. Acredito que o ideal é sempre manter a sensação de pertencimento do torcedor. Essa é a máxima que seguimos para produzir nossos uniformes, sempre destacando o significado que a instituição tem para os fãs”, ressalta Kleimmann.

Na contramão dos casos em que a mudança de símbolo não funcionou, o Cuiabá, clube fundado em 2001, passou por uma mudança em seu escudo no ano de 2010. A ideia foi entregar uma nova identidade ao clube, mais moderna, porém respeitando as cores e símbolos tradicionais da instituição, além de acrescentar o ano de fundação do time no distintivo. A torcida abraçou a reformulação e o brasão é utilizado até hoje.

“Nós priorizamos manter no novo escudo o nome do clube, a data de fundação e o Marco Geodésico da América do Sul, que fica em Cuiabá. Foi mais uma forma de modernizar e atualizar mais o escudo dentro do que o futebol brasileiro pedia na época. A mudança foi muito elogiada, as pessoas, de modo geral, gostaram bastante. Ao meu ver, tivemos uma ótima escolha”, aponta o Presidente do Cuiabá, Cristiano Dresch.

Share This Article
Facebook Twitter Copy Link Print
Share
Andrei Sokolov
By Andrei Sokolov
Acadêmico em Publicidade e Propaganda, 28 anos e morador da capital paulista
Previous Article Biden anuncia restrições aos pedidos de asilo para “controlar a fronteira” com o México
Next Article Nathalia Belletato Descobrindo novas tecnologias para reabilitação de pacientes com lesões neurológicas, com Nathalia Belletato
Leave a comment Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia no Metrô de São Paulo: Lições da Tragédia de Lourivaldo Nepomuceno
Tecnologia
Fraude no INSS: Justiça Federal Exige Explicações Imediatas do Governo Lula
Notícias
Cores que Encantam: Conheça os 8 Lugares Mais Coloridos do Mundo para Visitar
Mundo
Fuvest 2026: O Vestibular da USP Apostando na Literatura Feminina
Educação
Brasileiros qualificados se frustram com negativas inesperadas no visto EB-2 NIW
Notícias
5 Dicas Infalíveis para Escolher o Perfume Perfeito para o Outono
Notícias

Sobre

Bill Gates Notícias: Seu portal de informações confiável para atualizações, insights e notícias sobre inovação, tecnologia, saúde global e filantropia.

[email protected]

Últimas notícias

Tecnologia no Metrô de São Paulo: Lições da Tragédia de Lourivaldo Nepomuceno
Tecnologia
Fraude no INSS: Justiça Federal Exige Explicações Imediatas do Governo Lula
Notícias
Cores que Encantam: Conheça os 8 Lugares Mais Coloridos do Mundo para Visitar
Mundo

Populares

Angelo Márcio Calixto Bonamigo
Golpe empresarial gera prejuízo de milhões à uma empresa portuguesa
Notícias
Good Girls – Resenha da famosa série da Netflix
Notícias
Nathalia Belletato
Descobrindo o sabor da abóbora: uma jornada culinária aconchegante, com Nathalia Belletato
Notícias
© 2024 Bilgates News - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?