Você conhece a educação financeira? Sabia que ela pode te ajudar a melhorar suas economias? Segundo o empresário Saul Dutra Sabbá, aprender a lidar de forma mais saudável com seu dinheiro, irá fazer com que uma pessoa tenha uma vida mais equilibrada e tranquila. Sendo assim, para entender mais sobre o assunto, continue a leitura deste artigo até o final!
Conhecendo a educação financeira
Tem dúvidas sobre o que é educação financeira? Saiba que esse termo refere-se ao conjunto de conhecimentos e aprendizados desenvolvidos para ajudar as pessoas a lidarem de forma consciente com o seu dinheiro. Nesse sentido, o propósito é que esses ensinamentos sejam convertidos em ações e comportamentos inteligentes em relação às finanças de um indivíduo.
Importância
Um dos grandes problemas que afetam os brasileiros, são os endividamentos. Seja por cartões de crédito, financiamentos ou empréstimos, diversas pessoas se encontram em situações financeiras fragilizadas. Dessa forma, conforme o executivo Saul Sabbá explica, a educação pode ser uma chave para mudar essas realidades e auxiliar na hora de evitar esses problemas.
O assunto possui tanta relevância que, em 2020, passou a ser obrigatório nas escolas brasileiras, seguindo as Normas da Base Nacional Comum Curricular. Através desses ensinamentos, o objetivo é fazer com que os jovens cresçam sabendo como administrar e investir seu dinheiro, e com isso, garantir melhores condições de vida no futuro.
Hábitos que podem ajudar
Como visto, a educação financeira é de extrema importância para quem deseja saber gerir suas finanças. Isso porque, segundo o renomado empresário Saul Dutra Sabbá, esses aprendizados vão além de conseguir poupar dinheiro. Trata-se de conseguir conquistar uma qualidade de vida melhor e poder conseguir realizar sonhos e objetivos. Nesse sentido, alguns hábitos podem ajudar:
- Entenda quanto você ganha e gasta
Antes de planejar e investir seu dinheiro, é primordial que tenha-se em mente o valor que ganha e gasta por mês. Para isso, utilizar uma planilha ou até mesmo um caderno para anotar todas as despesas fixas e dividas, irá ajudar a visualizar quais são os gastos desnecessários e em quais locais pode-se economizar.
- Crie uma reserva de emergência
Muitas pessoas se prejudicam ao não darem a devida importância para a reserva de emergência. Para o economista Saul Sabbá, criar esse fundo é uma forma de garantir segurança em situações como a perda de um emprego, gastos com saúde, conserto do carro, etc. Sendo assim, guardar um valor mínimo por mês para esses casos, é essencial para quem deseja ter uma vida financeira mais tranquila.
- Estabeleça metas e objetivo
Por fim, outro hábito que pode te ajudar é criar metas e objetivos a curto e longo prazo. Saber quais são os seus sonhos e até quando você deseja realizá-los, pode te estimular a poupar dinheiro. Além disso, é interessante conhecer sobre investimentos, para que assim, você possa aplicar suas economias em lugares viáveis e com bons rendimentos.