A BR-381/MG, uma das rodovias mais importantes de Minas Gerais, passará a ser administrada pela empresa 4UM Investimentos em Infraestrutura. A empresa venceu o leilão promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes, realizado na B3, em São Paulo. O contrato de concessão prevê um investimento total de R$ 9 bilhões ao longo de 30 anos, abrangendo tanto despesas de capital (Capex) quanto operacionais (Opex).
Durante o leilão, a 4UM Investimentos ofereceu um desconto de 0,94% sobre a Tarifa Básica de Pedágio (TBP), que é de 0,25732 para pistas duplas, com base em valores de janeiro de 2023. A concorrente, Opportunity Dinâmico FIP Multiestratégica, propôs um desconto de apenas 0,10%. De acordo com as regras do edital, a diferença entre os descontos ofertados determinou a habilitação para a Etapa de Viva-Voz, mas a XP Investimentos, representando a Opportunity, optou por não apresentar uma nova proposta, resultando na vitória da 4UM Investimentos.
Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT, celebrou o resultado do leilão, afirmando que a concessão marca o fim da reputação da BR-381 como “rodovia da morte”. Ele destacou que os investimentos previstos transformarão a estrada em uma “rodovia da vida”, graças à colaboração entre o Governo Federal, o Ministério dos Transportes e a Infra S.A. O projeto foi reestruturado para aumentar sua atratividade e garantir melhorias significativas para os usuários.
Guilherme Theo Sampaio, também diretor da ANTT, expressou sua satisfação com o desfecho do leilão, especialmente como mineiro e usuário frequente da rodovia. Ele lembrou que, após uma licitação deserta no ano anterior, a equipe voltou a trabalhar no projeto, ouvindo as demandas da sociedade e dos investidores. Agora, ele acredita que a rodovia trará benefícios tanto para os cidadãos quanto para o setor produtivo.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou o sucesso do trabalho em equipe, que teve como objetivo principal salvar vidas. Ele afirmou que o projeto está bem estruturado e que o desconto oferecido é viável, eliminando um gargalo significativo na infraestrutura de transportes do estado.
Com a concessão, espera-se que a BR-381/MG receba melhorias essenciais, aumentando a segurança e a eficiência do tráfego. A expectativa é que essas mudanças beneficiem não apenas os motoristas, mas também a economia local, ao facilitar o transporte de mercadorias e pessoas.
A concessão da BR-381/MG é vista como um passo importante para o desenvolvimento da infraestrutura rodoviária no Brasil, refletindo um compromisso contínuo com a modernização e a segurança das estradas do país.