Monarca participou de cerimônia em que entregou ao filho mais velho, herdeiro do trono, o posto de comandante da Força Aérea do país.
O rei Charles III revelou nesta segunda-feira (13) que perdeu o paladar por conta do tratamento a que é submetido por conta de um câncer diagnosticado no início do ano, segundo a imprensa britânica.
A revelação foi feita durante uma cerimônia na qual o monarca entregou ao príncipe William, seu filho mais velho e herdeiro do trono, o cargo de comandante da Força Aérea do Reino Unido — no país europeu, o rei também exerce a função de chefe de Estado e das Forças Armadas.
Charles continua ser o comandante-geral das Forças Armadas do país.
Em uma conversa com um veterano da Força Aérea que participava da cerimônia, em uma base aérea no sul da Inglaterra, o rei revelou que perdeu o paladar por conta do tratamento. Segundo tabloides britânicos, o militar com quem ele conversava revelou também ter sido submetido a um tratamento para um câncer.
“É uma grande alegria estar com vocês, mesmo que brevemente, nesta ocasião, mas também (este encontro) é tingido de grande tristeza depois de 32 anos conhecendo todos vocês, admirando suas muitas atividades e conquistas ao longo do tempo que estive a sorte de ser comandante-em-chefe do Corpo Aéreo do Exército”, disse o monarca a veteranos e militares na ativa na cerimônia.
No fim de abril, o rei Charles III retomou sua agenda de compromissos públicos, paralisada por cerca de dois meses para o tratamento ao que ainda é submetido.
O monarca vinha mantendo apenas encontros privados e despachos oficiais desde o início de fevereiro, quando o Palácio de Buckingham anunciou que médicos detectaram um tipo de câncer — ainda não divulgado — no rei após ele ser submetido a uma cirurgia de próstata.
Seus médicos afirmaram ter incentivado que o monarca reabrisse sua agenda pública após o “progresso” em seu tratamento. O Palácio de Buckingham disse ainda não saber até quando irá o tratamento do monarca.