Para a empresária e economista brasileira Claudia Angelica Martinez, a falta de oportunidades no ramo do empreendimento feminino não é novidade para ninguém, mas ainda assim, grandes mulheres buscam, diariamente, colocar em prática alguns ensinamentos, a fim de obterem êxito em sua carreira — ainda que seja uma tarefa bastante desafiadora.
E para facilitar a vida de quem está iniciando — ou já iniciou — nessa carreira, existem algumas dicas, ou melhor, conselhos, que provavelmente ninguém nunca deu sobre ser uma mulher empreendedora, e o que pode ser feito para ir mais longe. Neste artigo, separamos 5 desses conselhos, de forma que você compreenda que por mais assustadora que aparente a carreira de empreender, vale a pena começar com um passo de cada vez. Vamos conferir?
- Fazer é melhor do que falar
Conforme pontua a empresária Claudia Martinez, a primeira sugestão que queremos deixar aqui tem relação à ação. É claro que o planejamento é muito importante, mas de nada adianta pensar em todo o processo e não executar nenhuma ação. Por isso, anote isso: fazer é melhor do que falar! Arrisque, e se dedique todos os dias a fazer algo pelo seu empreendimento.
- Uma boa mestra treina os seus pontos fracos
Além disso, é válido pontuar que uma boa empreendedora reconhece os seus pontos fracos, mas não fica se lamentando por isso. Na verdade, ela treina, cotidianamente, para a sua melhoria. Por isso, o segundo conselho tem relação a criar uma disciplina constante, pois uma boa empresária reconhece que os seus erros podem ser melhorados a qualquer momento — já que somente assim é possível chegar mais próximo do perfeito.
- Saiba pedir ajuda quando necessário
Outro assunto que é pouco discutido, mas que merece o seu destaque, é observado no quesito de pedir ajuda quando necessário. Conforme explica a economista e empresária Claudia Angelica Martinez, está tudo bem querer mostrar que você dá conta das coisas sozinha, mas a melhor escolha a se fazer, quando necessário, é pedir a ajuda de alguém. Saiba que você ficará menos atarefada, e a outra pessoa provavelmente ficará feliz em ajudar.
- Cerque-se de pessoas que agregam valor ao seu serviço
E para quem ainda não sabe, situações como a falta de apoio de amigos e familiares podem ser um pouco desmotivadoras, contudo, existe uma boa estratégia para que você não dependa da boa vontade de ninguém, que é se cercar de pessoas que reconhecem o seu esforço, e que saibam agregar valor ao seu serviço. Não há nada melhor do que estar rodeada de pessoas que te encoraje todos os dias.
- Saia da sua zona de conforto
E para finalizar, pode até parecer clichê, mas de nada adianta reconhecer todos esses conselhos e não colocá-los em prática saindo da sua zona de conforto. Conforme comenta a empresária Claudia Martinez, o empreendedorismo feminino é algo totalmente desafiador, e se você não se sentir desconfortável, pelo menos no início da sua carreira, é porque você ainda não saiu do lugar.