A advocacia é uma das áreas que oferecem mais oportunidades para os profissionais. Conforme pontua o Doutor, Alan Belaciano, é possível escolher entre diferentes esferas de especialização. Nesse sentido, um dos campos pouco conhecido mas bastante importante, é o direito desportivo, que atua nas relações com o mundo dos esportes. Desse modo, para entender mais sobre ele e descobrir as funções dos advogados especializados nesse ramo, continue a leitura deste artigo!
Ao longo dos anos a área esportiva se expandiu, tornando-se uma esfera profissional. Dessa maneira, é importante que existam campos responsáveis por normatizar as relações entre jogadores, clubes, associações e patrocinadores, além de regularizar as atividades desse meio. Nesse contexto, o direito desportivo surge como um dos ramos jurídicos essenciais para essas funções de controle e administração. Mas sobre o que ele se trata?
Direito desportivo, o que é?
Caso você não o conheça, saiba que o direito desportivo é um dos campos jurídicos responsáveis por regularizar as relações do mundo dos esportes. Com as normas e leis criadas, é possível estabelecer regras administrativas, cíveis, fiscais e trabalhistas para controlar as atividades que ocorrem nesse meio. Assim, desde os detalhes relacionados aos direitos de contratação até às transações financeiras, estarão incluídos nessa esfera. O advogado, Alan Belaciano, entende que é importante ter uma área voltada para esse assunto.
O que é um advogado de direito desportivo?
Dessa forma, saiba que um advogado que decide se especializar neste ramo poderá atuar em diferentes atividades. Isso porque, além de poder trabalhar em um escritório de advocacia especializado, ele também terá a possibilidade de oferecer atendimentos específicos aos clientes, sendo responsáveis por representá-los. Nesse caso, esse profissional pode atuar como agente de algum atleta, participando de transações financeiras, uso das imagens do jogador, elaboração de contratos etc.
Como se tornar um advogado de direito societário?
Caso você tenha se interessado por esta área, é importante esclarecer que para se tornar um advogado de direito societário é necessário realizar a graduação em direito e, logo após, se especializar nesse campo. Existem diferentes cursos de pós-graduação que podem ser escolhidos entre os alunos. Para Alan Belaciano, os conhecimentos adquiridos nessa especialização irão contribuir para a carreira desse tipo de profissional.
Quais as principais funções de um advogado especializado nesta área?
Apesar de já terem sido apresentadas as possibilidades de atuação de um advogado de direito societário, é interessante entender mais a fundo sobre as funções desse profissional. Nesse sentido, saiba que é possível que ele trabalhe dentro de clubes e associações esportivas, sendo responsável pela área jurídica e todas as atividades que ela envolve. Além disso, existe a possibilidade de participar do agenciamento de atletas, lidando com todas as questões legais.
Outrossim, é possível também atuar na defesa de algum cliente em processos judiciais, sendo o seu representante. Ademais, saiba que este profissional pode oferecer consultorias e conselhos jurídicos, além de participar na elaboração e avaliação de contratos. Independente da função exercida, é fundamental que um advogado desportivo tenha conhecimentos relacionados à área tributária, trabalhista, empresarial, esportiva e contratual. O Doutor, Alan Belaciano, comenta que todos esses assuntos são essenciais para essa profissão.