Ética profissional e sua importância no ambiente de trabalho

Uma competência muito valorizada no mercado de trabalho é a Ética profissional. Para o empresário Marco Antonio Carbonari, diversos são os benefícios proporcionados pela inclusão dela no ambiente de trabalho, isso porque, esse conjunto de valores e normas é fundamental para a manutenção e boa prática das relações e produções nas empresas. Mas afinal, o que é ética profissional?

Marco Antonio Carbonari esclarece que a ética é um agrupamento de valores e princípios que permeiam o comportamento aceitável de um indivíduo inserido em determinado contexto social. Através da ética, há uma orientação para as ações dentro de locais que compõem a sociedade, como escolas, trabalhos, ruas, dentre outros. Desse modo, a ética surge de dentro dos indivíduos para fora – sociedade. 

Ao se pensar em ética, é possível reunir alguns valores que pertencem a essa competência. O empresário Marco Antonio Carbonari esclarece que aspectos como moralidade, solidariedade, altruísmo, consciência e responsabilidade contemplam os critérios de ética de maneira abrangente. 

Contudo, a ética profissional carrega valores fundamentais para o bom funcionamento do ambiente de trabalho, bem como das relações entre colaboradores. Atitudes de gentileza, paciência, pró-atividade, temperança, satisfação e amizade compõem essa prática. Marco Antonio Carbonari reforça que, apesar de muitos desses valores virem de acordo com a vivência e experiência dos indivíduos, a empresa tem relevância no auxílio de desenvolvimento dos valores éticos através de um código de conduta promovido para estabelecer uma melhor cultura organizacional. 

Dessa maneira, cultivar a ética profissional no ambiente de trabalho impacta beneficamente em diversas esferas. Marco Antonio Carbonari ressalta que, através dela, há um maior aprimoramento da comunicação entre liderança e colaboradores, mais motivação e capacitação, melhoria da saúde emocional do ambiente, aumento das relações de respeito, maior valorização dos talentos e competências dos funcionários, dentre outras.

Portanto, promover a ética profissional na cultura organizacional da empresa é fundamental para garantir melhorias nas esferas que, consequentemente, impactarão nos resultados e produções empresariais. O empresário Marco Antonio Carbonari finaliza reforçando a importância de trabalhar a ética profissional para garantir também o crescimento pessoal de cada um dos colaboradores, melhorando, assim, suas eficiências e percepções sociais e comportamentais. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui