Entenda o que são vinhos pontuados

Marco Antonio Carbonari é empresário e dono da vinícola Villa Santa Maria, localizada no município paulista de São Bento do Sapucaí, que atrai milhares de turistas todos os anos. Neste artigo, o especialista diz que em muitas lojas de vinhos, os rótulos são acompanhados de indicações de pontos, mas que muitas pessoas não sabem o que significa esse método de avaliação. Será que o vinho só é bom se for bem pontuado?

Segundo Marco Antonio Carbonari, o sistema de pontuação é a nota, normalmente de 50 a 100 pontos para avaliar os vinhos. São levadas em consideração as qualidades, inclusive visuais, e o potencial de envelhecimento do vinho. Ou seja, é a maneira mais rápida e simples de um crítico do ramo dizer sua opinião sobre a qualidade do rótulo. Muitas vezes encontradas ao lado de notas de degustação, as notas dos vinhos ajudam, então, os consumidores e os colecionadores a decidirem quais vinhos comprar.

Uma boa avaliação, no geral, é uma alavanca de vendas e pode levar o rótulo ao sucesso comercial ou a ruína do produtor. Isso se explica devido a escala de pontuação com os seguintes critérios:

  • 50-59: geralmente nem entram na lista, pois são considerados inaceitáveis;
  • 60-69: um vinho com deficiências visíveis, mas bebível;
  • 70-79: vinhos falhos, com pouca distinção entre seus elementos, mas bem produzidos e considerados medianos;
  • 80-89: a partir daqui são bons vinhos, que se encontra entre os patamares levemente acima da média e sem falhas perceptíveis;
  • 90-94: complexo e cheio de personalidade, são vinhos considerados excelentes para o consumo;
  • 95-100: conhecido como “clássico”, é o mais extraordinário dos vinhos, pois apresenta todos os atributos esperados de um vinho.

Marco Antonio Carbonari diz que, em suma, quanto maior a pontuação do vinho, maior a experiência sensorial de quem vai consumir. Então, o sistema de vinhos pontuados serve para incentivar quem está começando, já que serão felizes em sua escolha e os degustadores mais experientes entenderão melhor sobre cada avaliação e aprenderão cada vez mais.

No entanto, apesar de confiáveis, os vinhos pontuados não são sempre do gosto do público geral. Gosto e preferência são padrões subjetivos. Então, tudo bem caso não gostar de um vinho bem pontuado; é como ir ao cinema ver um filme aclamado e não curtir. O importante é que a experiência com a bebida seja satisfatória e boa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui