Marco Antonio Carbonari explica a diferença entre vinhos de mesa e vinhos finos

Vinhos de mesa e Vinhos finos possuem características distintas, porém muitas pessoas desconhecem suas diferenças. Marco Antonio Carbonari, especialista e proprietário da vinícola Villa Santa Maria, nos conta hoje quais são essas características que te ajudarão na hora de identificar um vinho e avaliá-lo.

O vinho fino, explica Marco Antonio Carbonari, é produzido somente a partir de uvas Vitis vinifera, possuem aspecto claro e límpido, além de seu aroma ser mais complexo, propiciando diversas sensações e sabores variados. Seu processo de elaboração é muito mais ordenado, sendo mais rigoroso acerca das normas e padrões de qualidade.

Já o vinho de mesa é produzido com outras uvas, possuindo uma coloração mais opaca e aromas rústicos, Marco Antonio Carbonari explica que o sabor apresentado é mais intenso, mas não possui amplitude. Durante o processo de produção outros produtos também podem ser adicionados além das uvas.

Entendendo isso, o rótulo tem o papel de distinguir essas bebidas em duas categorias: feitos a partir de uvas da espécie Vitis vinifera (vinho fino) e é composto somente de uvas de melhor qualidade  e feitos com outras uvas (vinhos de mesa).

Marco Antonio Carbonari conta que o uso dessas nomenclaturas são essenciais para que o consumidor não adquira um produto que não corresponda com suas expectativas. Essa distinção é necessária também, já que o país é um dos poucos que permite a fabricação de vinhos com uvas americanas, isso por fatores tanto econômicos quanto culturais. Durante a colonização, as Viti viniferas tiveram certa dificuldade na cultivação, dando espaço às uvas de outras regiões – principalmente as tintas americanas.

Se você se interessa pelo assunto e quer conhecer os melhores vinhos da região do Vale do Baú (SP), faça uma visita à vinícola Villa Santa Maria e aproveite para  bater um papo com o especialista Marco Antonio Carbonari. Agende pelo WhatsApp: (12) 9 9746-6298.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui