Unicamp inicia último dia de provas de segunda fase do Vestibular 2021

Unicamp encerra segunda fase do vestibular nesta terça-feira — Foto: Reprodução/EPTV 1 de 3
Unicamp encerra segunda fase do vestibular nesta terça-feira — Foto: Reprodução/EPTV

Unicamp encerra segunda fase do vestibular nesta terça-feira — Foto: Reprodução/EPTV

A Unicamp iniciou, às 13h desta terça-feira (9), o último dia de provas da segunda fase do Vestibular 2021 da instituição. O exame é composto por questões dissertativas de matemática, ciências da natureza, ciências humanas e avaliação de conhecimentos específicos, de acordo com a área do curso escolhido.

O exame tem duração de cinco horas e os candidatos podem deixar o local de prova a partir das 15h. A EPTV, afiliada da TV Globo, esteve na Unip Swift, em Campinas, nesta terça-feira, e verificou que ninguém chegou atrasado na unidade.

Nesta edição, a universidade oferece 3.237 vagas em 69 cursos. A avaliação desta terça-feira é formada por:

provas comuns a todos os candidatos:

  • matemática, com 6 questões;
  • interdisciplinar de ciências humanas, com 2 questões;
  • interdisciplinar de ciências da natureza, com 2 questões;

provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso:

  • área de ciências biológicas/saúde: 6 de biologia e 6 de química;
  • área de ciências exatas/tecnológicas: 6 de física e 6 de química;
  • área de ciências humanas/artes: 6 de geografia e 6 de história, incluindo filosofia e sociologia;

O primeiro dia de aplicação de provas da segunda fase da Unicamp, na segunda-feira (8), teve abstenção de 8,3%, a menor em 10 anos segundo a comissão organizadora (Comvest). Dos 15.470 candidatos convocados, 14.185 compareceram para as provas de redação, português e questões interdisciplinares em inglês.

Logística e cuidados contra Covid-19

A avaliação ocorre em 17 cidades de São Paulo e mais cinco capitais de outros estados. A relação de endereços será publicada no site institucional e a Unicamp informou que usará 715 salas nesta etapa, para evitar riscos de transmissão da Covid-19, número que representa alta de 138% no comparativo com as 300 estruturas usadas na edição anterior do processo seletivo.

O esquema de prevenção contra a doença inclui ainda a distribuição de 1 mil litros de álcool em gel, além do fornecimento de 3,5 mil máscaras para colaboradores, em cada dia. O espaçamento entre cada participante é de 1,5 metro, dentro e fora das salas. Confira as cidades que sediam o vestibular na 2ª fase:

São Paulo

  • Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

Outros estados

  • Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).
Trecho da prova aplicada pela Unicamp nesta segunda-feira (8), no primeiro dia da 2ª fase do vestibular 2021 — Foto: Reprodução/Comvest 2 de 3
Trecho da prova aplicada pela Unicamp nesta segunda-feira (8), no primeiro dia da 2ª fase do vestibular 2021 — Foto: Reprodução/Comvest

Trecho da prova aplicada pela Unicamp nesta segunda-feira (8), no primeiro dia da 2ª fase do vestibular 2021 — Foto: Reprodução/Comvest

A Unicamp encerrou a 1ª fase do vestibular 2021 no dia 7 de janeiro com aumento de 66,6% na abstenção, no comparativo com o processo seletivo do ano anterior.

No primeiro dia foram avaliados 28,7 mil candidatos que disputam vagas em cursos das áreas de ciências exatas/tecnológicas e ciências humanas/artes, enquanto que no segundo dia as avaliações ocorreram para 38,1 mil que buscam oportunidades nas áreas de ciências biológicas e da saúde.

O total de inscritos foi de 77,6 mil, incluindo recorde de estudantes oriundos da rede pública.

Cursos mais disputados

Neste ano, os dez cursos mais procurados pelos candidatos são: medicina, arquitetura e urbanismo; ciências biológicas; comunicação social-midialogia; ciência da computação; engenharia da computação; farmácia; história; ciências econômicas e enfermagem.

O total de vagas nesta edição inclui as 639 oportunidades que estavam previstas inicialmente no edital Enem-Unicamp, que deixou de ser oferecido para ingresso no próximo ano por causa do “calendário incompatível” com o cronograma definido pelo Ministério da Educação (MEC).

Calendário Vestibular Unicamp 2021

  • 2ª fase: 8 e 9 de fevereiro
  • Provas de habilidades específicas (exceto música): 11 e 12 de fevereiro
  • Divulgação da primeira chamada: 10 de março
  • Comissão de averiguação virtual dos convocados cotas étnico-raciais da primeira chamada/Solicitação e divulgação do resultado de recurso dos convocados em primeira chamada de cotas étnico-raciais: 11 de março
  • Matrícula presencial da primeira chamada, nas unidades de ensino: 15 de março
  • Início das aulas: 15 de março
  • Confira calendário completo
Provas do vestibular da Unicamp 2021 — Foto: Giuliano Tamura/EPTV 3 de 3
Provas do vestibular da Unicamp 2021 — Foto: Giuliano Tamura/EPTV

Provas do vestibular da Unicamp 2021 — Foto: Giuliano Tamura/EPTV