Unicamp divulga locais de prova para 1ª fase do vestibular 2021: veja como consultar


Universidade estadual oferece 3.237 vagas em 69 cursos de graduação. Instituição recebeu 77,6 mil inscrições nesta edição e provas estão marcadas para os dias 6 e 7 de janeiro. Estudantes durante a 2ª fase do vestibular 2020 da Unicamp
Antoninho Perri/SEC Unicamp
A Unicamp divulga nesta sexta-feira (11) os locais de prova dos candidatos na 1ª fase do vestibular 2021, que será aplicada em 6 e 7 de janeiro. A universidade estadual oferece 3.237 vagas em 69 cursos de graduação e contabiliza 77,6 mil inscrições, incluindo recorde de estudantes oriundos da rede pública. A consulta está disponível no site da comissão organizadora do exame (Comvest).
O total de vagas nesta edição inclui as 639 oportunidades que estavam previstas inicialmente no edital Enem-Unicamp, que deixou de ser oferecido para ingresso no próximo ano por causa do “calendário incompatível” com o cronograma definido pelo Ministério da Educação (MEC).
As provas ocorrem em 37 cidades, entre elas, 32 de São Paulo e cinco capitais de outros estados:
São Paulo
Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Fernandópolis, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.
Outros estados
Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).
Neste ano, os dez cursos mais procurados pelos candidatos são: medicina, arquitetura e urbanismo; ciências biológicas; comunicação social-midialogia; ciência da computação; engenharia da computação; farmácia; história; ciências econômicas e enfermagem.
Mudanças na pandemia
Em virtude da pandemia da Covid-19, a Unicamp transferiu o exame que tradicionalmente é realizado no mês de novembro, com única prova, para o mês de janeiro. Além disso, dividiu o conteúdo em dois dias com objetivo de evitar aglomerações de candidatos e reduzir risco de transmissão da doença.
A Comvest também definiu diminuição na quantidade de questões testes – de 90 para 72, com tempo máximo de quatro horas, ao invés das cinco estipuladas em anos anteriores. Para cada dia de aplicação haverá um exame único para os candidatos, conforme a seguinte distribuição:
Ciências exatas/tecnológicas e ciências humanas/artes – 6 de janeiro;
Ciências biológicas/saúde – 7 de janeiro;
As questões serão as as seguintes:
12 de língua portuguesa e literatura;
12 de matemática;
8 de cada disciplina: biologia, física, geografia/sociologia, história/filosofia, inglês e química.
A lista de livros obrigatórios também foi alterada e passou de 12 para sete, com objetivo de garantir que os candidatos pudessem acessar todos os títulos em meio à crise sanitária para estudar.
Lista de obras literárias
Sonetos escolhidos, de Camões;
Sobrevivendo no Inferno, do grupo Racionais Mc’s;
O Espelho, de Machado de Assis;
O Marinheiro, de Fernando Pessoa;
A Falência, de Júlia Lopes de Almeida;
O Ateneu, de Raul Pompeia;
Sermões, de Antonio Vieira.
Foram excluídas desta edição as seguintes obras literárias: A teus pés; O seminário dos ratos; História do cerco de Lisboa; Quarto de despejo; A cabra vadia.
Calendário Vestibular Unicamp 2021
1ª fase: 6 e 7 de janeiro
Divulgação dos aprovados na 1ª fase: 29 de janeiro
2ª fase: 7 e 8 de fevereiro
Provas de habilidades específicas (exceto música): 11 e 12 de fevereiro
Divulgação da primeira chamada: 10 de março
Comissão de averiguação virtual dos convocados cotas étnico-raciais da primeira chamada/Solicitação e divulgação do resultado de recurso dos convocados em primeira chamada de cotas étnico-raciais: 11 de março
Matrícula presencial da primeira chamada, nas unidades de ensino: 15 de março
Início das aulas: 15 de março
Confira calendário completo
VÍDEOS: mais assistidos do G1 nos últimos 7 dias
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.