/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/X/l/VLmUJmREOM5SxEw0CBwQ/residuos-solidos-cores.jpg)
UFSJ implementa plano para gestão ambientalmente correta de resíduos sólidos — Foto: UFSJ/Divulgação
UFSJ implementa plano para gestão ambientalmente correta de resíduos sólidos — Foto: UFSJ/Divulgação
A Universidade Federal de São João del Rei implementou o Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGR). A medida, que segue a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), tem o objetivo de promover a gestão de resíduos sólidos de forma ambientalmente correta.
De acordo com a UFSJ, o gerenciamento abrange da geração ao destino final, passando pelas etapas de implementação e operação; verificação e ações corretivas; análise crítica da administração.
Na instituição os serviços de coleta, transporte, tratamento e disposição final são prestados pela empresa Oxigás Resíduos Especiais.
Até o momento, foram coletados aproximadamente 200 quilos de resíduos, que passaram por tratamento e destinação ambiental adequados, conferindo à Universidade o Certificado de Destinação Final (CDF).
Política Nacional de Resíduos Sólidos
No PNRS o gerenciamento de resíduos engloba uma série de atividades, realizadas de forma direta ou indireta, no processo de inventário, coleta, transporte, tratamento, destinação e destinação final adequada ao meio ambiente.
A gestão de resíduos deve também considerar como prioridades: não geração; redução; reutilização e reciclagem.