Pesquisa aponta que 49% dos pais dizem não confiar se escola irá se adequar às medidas contra Covid

Sala de aula de escola municipal na Zona Norte de São Paulo, nesta segunda-feira (15), primeiro dia de aulas presenciais na rede municipal de São Paulo — Foto: Arquivo pessoal 1 de 1
Sala de aula de escola municipal na Zona Norte de São Paulo, nesta segunda-feira (15), primeiro dia de aulas presenciais na rede municipal de São Paulo — Foto: Arquivo pessoal

Sala de aula de escola municipal na Zona Norte de São Paulo, nesta segunda-feira (15), primeiro dia de aulas presenciais na rede municipal de São Paulo — Foto: Arquivo pessoal

Uma pesquisa aponta que 49% dos pais e responsáveis dizem não confiar se a escola pública irá adotar as medidas necessárias para evitar a transmissão de coronavírus. O índice era de 22% em setembro.

Os dados também indicam que 43% dos pais ou responsáveis dizem não confiar que os estudantes vão seguir os protocolos de segurança. Antes, o índice era de 24%.

A desconfiança persiste, mesmo frente à percepção de que a suspensão das aulas presenciais pode trazer prejuízos ao aprendizado. A pesquisa indica que, mesmo inseguros, cresceu de 24% para 30% o índice de pais ou responsáveis que apoiam a volta às aulas presenciais (veja no vídeo abaixo).

Cresce percentual de pessoas que apoiam o retorno das aulas presenciais, mostra pesquisa
Cresce percentual de pessoas que apoiam o retorno das aulas presenciais, mostra pesquisa

4 min Cresce percentual de pessoas que apoiam o retorno das aulas presenciais, mostra pesquisa

Cresce percentual de pessoas que apoiam o retorno das aulas presenciais, mostra pesquisa

Uma pesquisa exclusiva, que acompanhou o ensino a distância, ao longo de 2020, mostra que o percentual de pessoas que apoiam a volta das aulas presenciais aumentou em 6%. Segundo dados, de 24%, em setembro do ano passado, agora são 30%, os que apoiam as aulas presenciais.

O dado é da pesquisa “Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias”, encomendada pela Fundação Lemann, Itaú Social e Imaginable Futures.

Foram ouvidos 1.015 pais ou responsáveis de estudantes das redes públicas municipais e estaduais, com idade entre 6 e 18 anos, entre 16 de novembro e 2 de dezembro de 2020.

A pesquisa também aponta que:

  • 65% dos pais ou responsáveis afirmam que as crianças da pré-escola terão o desenvolvimento comprometido;
  • Nos primeiros anos do ensino fundamental, 69% dos pais ou responsáveis afirmam que os estudantes terão atraso na alfabetização e prejuízo ao seu aprendizado;
  • Sobre pais ou responsáveis por adolescentes, 58% têm a percepção de que os estudantes terão problemas emocionais por causa do isolamento;
  • 58% acreditam que os alunos do ensino médio correm risco de desistir dos estudos

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