Pelo Enem, governador do AM decreta ponto facultativo e feriado escolar

Governador Wilson Lima durante anúncio da abertura do comércio e sobre a realização das provas do Enem, nesta sexta, 19 de fevereiro — Foto: Divulgação 1 de 2
Governador Wilson Lima durante anúncio da abertura do comércio e sobre a realização das provas do Enem, nesta sexta, 19 de fevereiro — Foto: Divulgação

Governador Wilson Lima durante anúncio da abertura do comércio e sobre a realização das provas do Enem, nesta sexta, 19 de fevereiro — Foto: Divulgação

O governador Wilson Lima afirmou, nesta sexta-feira (19), que vai decretar ponto facultativo e feriado escolar nos dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Amazonas. As provas no estado serão realizadas nas próximas terça e quarta, dias 23 e 24 de fevereiro, após determinação da Justiça Federal.

“Para garantir que os alunos do estado do Amazonas tenham acesso a uma unidade de ensino superior”, afirmou Lima.

O governador afirmou que tentou obter com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) uma nova prorrogação dos prazos para a realização das provas. No entanto, segundo Wilson Lima, os órgãos informaram que se houvesse uma nova prorrogação, não seria possível a realização das provas neste ano.

“Muitos alunos no estado do Amazonas estariam penalizados. Então, é importante que haja um esforço também de todos, que evitem ao máximo estar nas ruas na terça e na quarta-feira, principalmente no horário entre 11h e 13h, porque esse é o momento que os alunos estão se destinando para as salas de aula”, disse.

Wilson Lima ainda afirmou que conversou com representantes da prefeitura para que houvesse um aumento na frota de ônibus em Manaus nesse período. Ele diz que solicitou que a prefeitura também decretasse ponto facultativo.

No estado, mais de 160 mil inscritos no Enem aguardam a aplicação das provas, em todo o Amazonas, de acordo dados informados pelo Inep.

Nos estados em que a prova já foi realizada, houve um alto índice de abstenção, com recorde histórico de 51,5%. O maior índice havia sido registrado em 2009, com 37,7%. Em 2019, o índice do primeiro dia ficou próximo a 23%.

Caderno de provas do Enem — Foto: RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO 2 de 2
Caderno de provas do Enem — Foto: RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Caderno de provas do Enem — Foto: RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Veja os vídeos mais assistidos do G1 Amazonas

200 vídeos

Vídeo registra momento em que policial foge de motel em Manaus

Vítima encostou em fio de alta tensão e morreu eletrocutada em ManausEquipes que fazem corte de luz no Amazonas