'Pandemia foi o impulso que eu precisava para estudar', diz candidata ao Enem em Ribeirão Preto

Estudante Danieli Gonçalves é a primeira a chegar na Unaerp para o 2º dia do Enem — Foto: Pedro Martins/G1 1 de 2
Estudante Danieli Gonçalves é a primeira a chegar na Unaerp para o 2º dia do Enem — Foto: Pedro Martins/G1

Estudante Danieli Gonçalves é a primeira a chegar na Unaerp para o 2º dia do Enem — Foto: Pedro Martins/G1

A pandemia de Covid-19 não prejudicou a preparação da estudante Danieli Gonçalves da Silva, de 18 anos, para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi a primeira a chegar à Unaerp, em Ribeirão Preto (SP), onde responderá às questões de ciências exatas e naturais a partir das 13h30 deste domingo (24).

A candidata relata que o isolamento social e a suspensão das aulas presenciais fizeram com que ela se aproximasse ainda mais dos estudos e criasse uma rotina própria com aulas on-line em cursinhos, leitura de livros e vídeos na internet.

“Eu consegui chegar mais longe do que se tivesse na escola, apesar da ausência de professores. A pandemia foi o impulso que eu precisava para estudar. Por ser aula online, você faz o que você quer. Se não quer, você não faz. Me ajudou a descobrir o que eu realmente queria”, afirmou.

Confiança

Às 10h15, uma hora e quinze minutos antes da abertura dos portões para o segundo dia de provas, Danieli já aguardava ao lado de fora.

Durante a preparação, focou os estudos em biologia, que antes não gostava muito, mas aprendeu a gostar no período de isolamento social, assim como português.

Neste domingo, acredita ter mais dificuldade com as questões de matemática. No entanto, a confiança está elevada porque o desempenho no primeiro dia do Enem foi bom.

“Acho que fui bem no primeiro dia. Hoje, por ter matemática, vou ter mais dificuldade. No primeiro dia, eu estava bem tranquila. Quando você se prepara bem, você não tem medo. Você sabe como responder, não sente nervosismo nenhum”, diz.

Sentada no banco, Danieli aguarda abertura de portões na Unaerp para o 2º dia do Enem — Foto: Pedro Martins/G1 2 de 2
Sentada no banco, Danieli aguarda abertura de portões na Unaerp para o 2º dia do Enem — Foto: Pedro Martins/G1

Sentada no banco, Danieli aguarda abertura de portões na Unaerp para o 2º dia do Enem — Foto: Pedro Martins/G1