O Assunto #369: Enem da pandemia – chegou a hora


Exame será realizado para quase 6 milhões de estudantes a partir de 17 de janeiro – decisão confirmada pela Justiça nesta quinta-feira (14). No Amazonas, outra decisão judicial adiou a prova no Estado e o MEC segue sem apresentar uma alternativa. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
Adiado por causa do novo coronavírus, o exame que envolve quase 6 milhões de estudantes começa no domingo, 17 de janeiro. Apesar do apelo alunos, entidades e alguns prefeitos, a prova está mantida por decisão do TRF-3 – menos no Amazonas, onde a primeira instância suspendeu a realização. Mas como será fazer o exame neste momento de alta de casos de Covid? Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com Luiza Tenente, repórter de educação do G1. Luiza explica as orientações em meio ao processo de judicialização e da carência de explicações do governo sobre o que vai acontecer com quem estiver em cidades onde a prova não será aplicada. Ela detalha cuidados a tomar e o que levar na hora de fazer o ENEM: máscara e caneta preta. “A recomendação dos médicos é que o estudante leve um lanche rápido”, diz. E dá uma dica: ter foco e combater a ansiedade.
O que você precisa saber:
Justiça nega mais uma vez o adiamento do Enem e mantém prova para este domingo
Justiça Federal suspende provas do Enem no Amazonas
Presidente do Inep diz que ‘não há garantia’ de reaplicar Enem 2020 para cidades que impedirem prova
Candidatos ao Enem 2020 contam que pandemia de Covid virou pressão extra para a hora da prova
‘Tinha muitos planos pro Enem, mas não sei se vou conseguir’, diz aluno de favela de BH que sofre com ansiedade e falta de internet
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Renata Bitar e Giovanni Reginato. Nesta semana colaborou também Laís Modelli. Apresentação: Renata Lo Prete

Comunicação/Globo
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.