Mulher de 28 anos faz Enem em João Pessoa pelo sonho de um dia conseguir assinar a carteira


É a primeira vez que ela vai prestar o exame. Com um emprego informal em uma lanchonete e sem tempo para estudar de forma adequada, sonha com o curso de serviço social. Gerlane Lima Nascimento sonha em um dia assinar a sua carteira de trabalho
Sayaka Shoji/G1
Gerlane Lima Nascimento tem 28 anos, um emprego informal numa lanchonete, onde também trabalha o seu marido, e neste domingo (17) vai pela primeira vez na vida fazer uma prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ela admite que faltou tempo para uma preparação mais adequada, justamente por causa da alta carga de trabalho que precisa enfrentar para se sustentar, mas explica que faz a prova pelo sonho de um dia conseguir um emprego com carteira assinada.
Enem 2020: acompanhe as últimas notícias sobre o 1º domingo de prova
Ela pretende cursar serviço social em alguma faculdade de João Pessoa. Para, quem sabe, conseguir para breve um futuro melhor para ela e para a sua família.
“É o meu sonho. Conseguir um dia trabalhar com carteira assinada, ser formada em alguma coisa”, destaca Gerlane, esperançosa.
Não é um caminho fácil, ela admite. Estudou a vida inteira em escola pública e, nos anos anteriores, desistia de fazer a prova justamente porque lhe faltava tempo para estudar. Ao longo de 2020, essa realidade não mudou muito, mas resolveu fazer a prova assim mesmo. “Não tive tempo de estudar muito, de me preparar, mas vou tentar. Eu estudei muito pouco, mas vai ser bom. Eu creio que sim”.
De acordo com ela, uma dificuldade adicional foi a questão da pandemia. Gerlane admite que não raro sofreu com ansiedade ao longo de 2020, mas pondera que os sonhos são mais importantes que tudo mais.
“A gente fica muito ansiosa. Mas a gente tem que se concentrar no que a gente quer para a nossa vida”, finalizou.
Enem 2020
Ao todo, 161.506 pessoas devem fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 neste primeiro domingo (17) de prova, na Paraíba. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), outras 3.483 farão o Enem Digital, que acontece nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Quase 162 mil pessoas fazem a prova do Enem 2020 neste domingo (17) na Paraíba
Os portões serão abertos às 11h30 e fechados às 13h. As provas devem ser iniciadas às 13h30 e, neste primeiro domingo, o término das provas acontece às 19h.
Às 13h começam os procedimentos de identificação realizados na sala de provas. A ida ao banheiro após esse horário requer nova identificação do participante para retorno à sala de provas, respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19.
A partir das 15h30, o aluno pode sair da prova, mas sem o caderno de questões. Apenas a partir das 18h30 (dia 17) e 18h (dia 24), o candidato pode sair com o caderno de questões.
VÍDEOS: Lá Vem o Enem 2020