Morre o general da reserva Carlos Roberto Pinto de Souza, diretor do setor no Inep que elabora o Enem

Carlos Roberto Pinto de Souza comandava a Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) — Foto: Exército Brasileiro 1 de 2
Carlos Roberto Pinto de Souza comandava a Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) — Foto: Exército Brasileiro

Carlos Roberto Pinto de Souza comandava a Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) — Foto: Exército Brasileiro

Morreu nesta segunda (11), em Curitiba, o general da reserva Carlos Roberto Pinto de Souza, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, órgão que coordena a elaboração do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ele tinha 59 anos.

Em comunicado à imprensa, o Inep disse que Pinto de Souza participou ativamente da concepção do Enem Digital e do Novo Saeb, principal projeto a que se dedicava nos últimos meses. A assessoria do Inep disse que não informará a causa da morte em respeito à família.

A autarquia ligada ao Ministério da Educação (MEC) afirma que “agradece o trabalho desempenhado com dedicação, entusiasmo, responsabilidade e senso ético pelo diretor Carlos Roberto. Seu nome estará registrado na história do Inep”.

Carlos Roberto Pinto de Souza em atividade com o Exército — Foto: Exército Brasileiro 2 de 2
Carlos Roberto Pinto de Souza em atividade com o Exército — Foto: Exército Brasileiro

Carlos Roberto Pinto de Souza em atividade com o Exército — Foto: Exército Brasileiro

Pinto de Souza tinha doutorado em Altos Estudos Militares e foi Comandante do Centro de Comunicação e Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro.

Ele não tinha formação na área de avaliação escolar. Até então, trabalhava como assessor no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Além do Enem, coordenou as equipes envolvidas no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros), Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), entre outros.

Suas experiências anteriores haviam sido como servidor público no campo da Defesa: foi instrutor no Exército, chefe do Centro de Defesa Cibernética e comandante do Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército.

Vídeos: saiba tudo sobre o Enem 2020

27 vídeos

Inep defende que a prova do Enem não seja adiada

Inep defende que as datas do Enem sejam mantidas nos dias 17 e 24 de janeiroEnem 2020: aulão tira dúvidas sobre movimentos literários