MEC publica edital do Encceja para pessoas privadas de liberdade, com provas em outubro

Exame se refere à edição de 2020, já que não teve provas no ano passado. Objetivo é certificar aprendizagem para quem não terminou os estudos na idade esperada. O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta terça-feira (27) o edital com as regras para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) voltado a pessoas privadas de liberdade (PPL).
O Encceja para o público em geral, previsto para ocorrer no último domingo (25), foi adiado e será feito em 29 de agosto. As duas edições se referem a 2020, já que não teve prova no ano passado.
Encceja PPL 2020
A participação é voluntária e gratuita. É preciso ter ao menos 15 anos completos para o certificado de ensino fundamental e 18 anos completos para o certificado de ensino médio.
O período de adesão das instituições, como unidades prisionais e socioeducativas, será de 24 de maio a 4 de junho. São elas que aplicarão as provas.
As inscrições dos interessados ocorrem de 7 a 18 de junho no site sistemasespeciais.inep.gov.br/unidadesprisionais/ . A aplicação está prevista para 13 de outubro (ensino fundamental) e 14 de outubro (ensino médio).
Confira aqui a íntegra do edital e, abaixo, o cronograma das provas:
13 de outubro – Encceja PPL 2020 para o ensino fundamental:
Manhã: 9h às 13h, provas de ciências naturais e matemática
Tarde: 15h às 20h, provas de língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física, e redação
14 de outubro – Encceja PPL 2020 para o ensino médio
Manhã: 9h às 13h, provas de ciências da natureza e matemática e suas tecnologias
Tarde: 15h às 20h, provas de linguagens, códigos, ciências humanas e suas tecnologias; e redação
VÍDEOS: Saiba mais sobre Educação