Inep nomeia Michele Melo como nova diretora de estudos educacionais


Ela assumirá o cargo de Alexandre Barbosa Brandão da Costa, exonerado em 9 de abril. Michele Melo foi nomeada diretora de estudos educacionais do Inep nesta segunda-feira (26).
Luís Fortes/MEC
A doutora em economia Michele Cristina Silva Melo foi nomeada a nova diretora de estudos educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Ela assumirá o cargo de Alexandre Barbosa Brandão da Costa, exonerado em 9 de abril.
A nomeação foi publicada no “Diário Oficial da União” nesta segunda-feira (26). A portaria é assinada pelo ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos.
A diretoria é responsável por desenvolver estudos educacionais, monitorar planos nacionais, e avaliar as políticas públicas da área. Além disso, deve elaborar e aprimorar indicadores educacionais, entre outros temas.
Em nota, Melo afirmou que “será um grande desafio assumir a diretoria e, em conjunto com os servidores e colaboradores, prepará-la para gerar subsídios de excelência para as tomadas de decisão da presidência do Inep e também do Ministério da Educação”.
Segundo o Inep, Melo é doutora em economia, com passagens por instituições acadêmicas e órgãos públicos, como a Agência Especial Brasileira (AEB) e o Ministério da Saúde.
A nova diretora foi, segundo o Inep, “professora, coordenadora e sub-chefe nos departamentos de Economia e Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF)”, no Rio. No Ministério da Saúde, fez parte da área de orçamento e finanças.
Na AEB, atuou como “assessora de Inteligência Estratégica e Novos Negócios” e foi “diretora interina da autarquia, entre janeiro e março de 2021.”
VÍDEOS: Saiba mais sobre Educação