Fuvest 2021: Estudantes evitam comer para não perder tempo; veja avaliações sobre a prova


Por conta da pandemia, candidatos só podiam comer em local determinado pelas escolas. Foram 5h de prova com 90 questões neste domingo (10), em São Carlos e outras 33 cidades. Estudantes falam sobre a primeira fase da Fuvest em São Carlos
Claudinei Junior/G1
Estudantes que prestaram a primeira fase da Fuvest neste domingo (10), em São Carlos (SP), deixaram de comer e até beber água para evitar perder tempo durante a prova e também evitar contaminação pelo novo coronavírus.
A prova teve 2.658 inscritos no município. O gabarito oficial será divulgado às 19h30.
AO VIVO: Acompanhe a cobertura da primeira fase da Fuvest
FOTOS: Veja imagens da 1ª fase da Fuvest em São Carlos
Cuidados na pandemia viram desafio para estudante
Por conta da pandemia, os candidatos tiveram que usar máscara e não podiam comer na mesa da sala, apenas em um local demarcado pela coordenação da escola.
Os primeiros a saírem da Unicep, um dos locais de prova na cidade, consideraram a prova de nível “mediano”, “parecida com o Enem”, com “questões abrangentes”. Veja abaixo como foi a experiência de 3 candidatos ouvidos pelo G1.
André Frujuelle, 20 anos, cursa zootecnia na UFG
André Frujuelle, 20 anos, cursa zootecnia na UFG e quer ir para a USP de Pirassununga
Claudinei Junior/G1
O estudante de São Carlos está prestando a prova pela terceira vez pois quer fazer o mesmo curso na USP em Pirassununga. Para fazer a prova, ele estudou pela internet.
“ Eu achei o nível da prova mediano em relação aos outros anos. Acho que ano passado foi muito mais difícil e, na minha opinião, não foi tão específica como é a Fuvest todo ano. Eu achei que foi bem mais amplo, bem parecida com a prova do Enem. Eu achei bem difícil a área de história, bem específica. E como eu gosto da área de biológicas, para mim foi mais fácil”, disse.
Ele disse que não comeu para não ter que sair da sala e não perder tempo. “Eu não trouxe comida justamente para isso, eu almocei um pouco mais e falei: não vou levar comida, levo só água para não ficar saindo da sala”, disse.
Frujuelle também afirmou que foram seguidos os protocolos, mas acredita que deveria ocorrer uma nova prova para quem teve Covid e não pôde ir.
Maria Victoria Matturro, de 17 anos, prestou nutrição
Maria Victoria Matturro prestou Fuvest em São Carlos para o curso de nutrição
Claudinei Junior/G1
Estudando de forma online desde o ano passado em Matão, ela afirmou que não teve dificuldades com a prova, mas sim com o uso da máscara.
“A maior dificuldade foi ficar de máscara o tempo inteiro, porque não bebi água, nem sai para nada. Tentei evitar para não perder tempo e por causa da contaminação. Fiquei preocupada em relação às pessoas que a gente não conhece na sala, mas vim fazer porque precisava”, disse.
Apesar disso, ela se sentiu segura. “Estava todo mundo bem preparado aqui, com álcool gel, estava tudo bem certinho, espero passar”, disse.
Noah Rossatti, 17 anos, prestou Engenharia da computação
Noah Rossatti prestou Fuvest em São Carlos para o curso de engenharia da computação
Claudinei Junior/G1
Primeira vez prestando Fuvest, ela focou nas simulações de provas online para se preparar em São Carlos.
“Maior dificuldade com certeza foi química e português, parte de literatura. Eu acho que eles facilitaram um pouco a parte de matemática em relação às edições anteriores. É que as questões estavam muito abrangentes”, afirmou.
Sobre os protocolos de segurança, ela afirmou que já estava acostumada com a máscara, mas não levou nada para comer.
“Como eu já usava a máscara há bastante tempo, assim, para sair e ficar fora na rua, não tanta dificuldade. Mas em relação à comida, de sair para comer, ficar passando álcool gel ou [de imaginar] que tem alguém infectado na minha sala, foi meio difícil. São 5 horas para 90 questões e, na minha cabeça, eu ia terminar muito depois se perdesse tempo comendo”, disse.
Fuvest 2021
Neste domingo, os estudantes tiveram que responder 90 questões de conhecimentos gerais. No dia 21 de fevereiro será realizada a prova de Português e redação, já na segunda fase. E, no dia 22 de fevereiro, a prova das disciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida.
O vestibular preparou um esquema especial para aplicar as provas aos cerca de 130 mil estudantes inscritos no concurso, com orientação e cuidados para a prevenção da Covid-19.
Calendário
Divulgação da lista de convocados para 2ª Fase: 1º de fevereiro de 2021
Provas da 2ª Fase: 21 e 22 de fevereiro de 2021
Divulgação da 1ª lista de aprovados: 19 de março de 2021.
Próximas provas
Enem: 1ª fase impresso – 17 de janeiro; 2ª fase impresso – 24 de janeiro. 1ª fase digital – 31 de janeiro; 2ª fase digital – 7 de fevereiro.
Unesp: 1ª fase – 30 e 31 de janeiro; 2ª fase – 28 de fevereiro
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.