Estudante leva 'máscara reserva', quatro canetas e álcool em gel para fazer prova do Enem em Fortaleza


Aluna optou por ser levar itens a mais para a prova. Estudante de Fortaleza segura máscara reserva e canetas
Leàbem Monteiro/SVM
A estudante Marina Meneses, de 18 anos, levou duas máscaras, álcool em gel e quatro canetas para realizar o primeiro dia do Enem no colégio Ari de Sá, em Fortaleza.
Ela conta que foi bastante prevenida para a prova por orientação de seu colégio e por medo de que todas as suas canetas falhassem, por exemplo. Para alimentação, Marina levou água, suco, barras de cereal e biscoitos.
A estudante concluiu o ensino médio no final de 2020 e pretende ingressar no curso de medicina veterinária. Durante o ano, Marina realizou simulados do Enem aos fins de semanas, mas não gostou da experiência de ter aulas a distância.
“Fiquei bastante preocupada, porque não tenho tanta praticidade com essa coisa de EAD e essas coisas, gosto muito do frente a frente com o professor”, afirmou.
Mesmo com as dificuldades, a estudante relata que manteve uma boa rotina de estudos e, nesta última semana, procurou descansar bastante. “Estudei muito, todo dia. Inclusive, no caminho para cá, estava olhando conteúdo”, afirmou.
Portões abrem mais cedo em locais de prova do Enem com menos candidatos que na edição anterior
Maior vestibular do país
O Enem ocorre neste domingo (15) para mais de 5,5 milhões de candidatos em todo o Brasil, em meio ao pior cenário da pandemia de Covid-19. No Ceará, são 320 mil pessoas aptas a fazer a prova. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começa neste domingo (17) para mais de 5,5 milhões de candidatos confirmados, em meio à alta no número de casos de coronavírus.
O Enem é considerado o maior vestibular do país, e a nota serve para disputar vagas em universidades e ter acesso a programas de bolsas (Prouni) ou financiamento de mensalidade (Fies). Candidatos ouvidos pelo G1 dizem estar pressionados entre o sonho de ter uma graduação e o risco de se contaminar.
Os estudantes terão 5h30 neste domingo (17) para escrever a redação e responder a 90 questões de múltipla escolha (45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias).
No próximo domingo (24), serão 5h para responder a mais 90 questões de múltipla escolha (45 de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias).