Estudante de Campinas celebra aniversário de 18 anos no segundo dia de Enem: 'Chato, mas é a vida'

Estudante Ana Paula Pimenta de Oliveira comemora seus 18 anos no segundo dia de prova do Enem — Foto: Bruna Ferreira/G1 1 de 1
Estudante Ana Paula Pimenta de Oliveira comemora seus 18 anos no segundo dia de prova do Enem — Foto: Bruna Ferreira/G1

Estudante Ana Paula Pimenta de Oliveira comemora seus 18 anos no segundo dia de prova do Enem — Foto: Bruna Ferreira/G1

A estudante Ana Paula Pimenta de Oliveira, de Campinas (SP), comemora o aniversário de 18 anos neste domingo (24), no segundo dia de prova do Enem. “É bem chato, mas é a vida. Alguns não têm tanta sorte”, comenta.

Durante a pandemia do novo coronavírus, Ana Paula, que realiza a prova na Universidade Paulista (Unip), afirma ter enfrentado dificuldades com o ensino a distância. “Foi bem complicado o ensino a distância e a ansiedade ficou a mil”, conta a estudante.

Após a finalização do exame, a candidata diz que irá comemorar a maioridade seguindo todos os protocolos sanitários obrigatórios. “Depois da prova, terá um churrasco só com a família, por conta da pandemia”, finaliza.

Segundo dia

Neste domingo, 61,3 mil candidatos inscritos em 19 cidades da área de cobertura do G1 Campinas realizam as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, além de matemática e suas tecnologias. O exame terá duração de cinco horas e reúne 45 questões de múltipla escolha nas seguintes disciplinas: química, física, biologia e matemática.

Na primeira avaliação foram aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. O dia de exame em Campinas foi marcado por atrasos de alguns candidatos, preocupações com as medidas de proteção contra a Covid-19 e elogios aos temas abordados na prova.

A abstenção por município na primeira avaliação, realizada em 17 de janeiro, não foi divulgada. Por outro lado, o índice geral de ausentes no processo seletivo chegou a 51,5%, diz o Ministério da Educação.