Enem 2020: vídeo mostra aglomeração em local de prova do DF


Na Asa Sul, dezenas de estudantes tentavam acessar salas de aula. Ao todo, 113.275 candidatos da capital se inscreveram para fazer avaliação impressa. Candidatos do Enem 2020 se aglomeram na Asa Sul, no DF
Em meio à pandemia do novo coronavírus, o Distrito Federal teve aglomeração em pelo menos um dos locais de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, neste domingo (17). Vídeos gravados em uma instituição de ensino da Asa Sul mostram dezenas de estudantes tentando acessar as salas de aula (veja acima).
Do lado de fora da unidade, também houve registro de candidatos aglomerados. A jornalista Silva Macedo, de 51 anos, contou que a filha dela, de 18 anos, fez a prova em um local sem ventilação adequada.
“Vi muita aglomeração na porta e nenhum fiscal para dar orientações. Além disso, não vi ninguém fazendo aferição da temperatura. É muito desrespeito”, disse.
Candidatos do Enem 2020 se aglomeram na entrada de unidade de ensino da Asa Sul, no DF
Arquivo pessoal
O primeiro dia de provas do Enem 2020 ocorre neste domingo. Ao todo, o Distrito Federal tem 113.275 candidatos inscritos para fazer a prova impressa, que será aplicada em 257 locais.
Entre as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a realização da prova, está o distanciamento social e o uso obrigatório de máscara.
A reportagem questionou o Inep sobre a falta de manutenção do distanciamento na unidade de ensino, porém, não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Unidade de ensino da Asa Sul tem aglomeração durante Enem 2020
Arquivo pessoal
Enem na capital
Dos 117.039 candidatos inscritos no Distrito Federal, 113.275 – 96,7% do total – optaram pelo exame impresso. As provas nessa modalidade serão realizadas nos neste domingo (17) e em 24 de janeiro.
As informações sobre os locais dos exames podem ser acessadas na Página do Participante, no site do Enem. O documento também traz dados como o número de inscrição, a data e o horário em que a prova será aplicada.
Pela primeira vez, o Enem também conta com uma prova digital, que será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. No DF, 3.764 candidatos se inscreveram para essa nova versão.
A capital reúne 2% dos estudantes aptos a fazer o teste no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em todo país, foram 5.783.357 inscrições confirmadas para o Enem 2020.
Covid-19 no DF
O Distrito Federal confirmou mais seis mortes e 828 novos casos da Covid-19 neste sábado (16). O total de óbitos na capital chega a 4.412, e os infectados somam 263.756, segundo dados da Secretaria de Saúde (SES-DF).
Confira o mapa do coronavírus no DF
Veja o números da pandemia no Brasil
O número de mortes notificadas nas últimas 24 horas é o mesmo desta sexta-feira (15), quando seis óbitos foram confirmados. Porém, o registro de novos casos teve aumento de 17% na mesma comparação. No boletim anterior, houve 706 novos infectados.
A SES-DF considera que 251.876 pessoas estão recuperadas na capital, o que representa 95,5% do total de diagnosticados.
VÍDEOS: veja mais sobre o Aplicativo G1 Enem
Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.