Enem 2020 teve adiamento e disputas na Justiça; reveja 'périplo' desta edição e confira calendário com o que falta acontecer

Exame concluiu neste domingo a segunda etapa das provas impressas. Enem digital acontece nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Estudantes fazem o segundo dia de provas do Enem
Até encerrar a etapa de sua versão impressa neste último domingo (24), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 teve remarcação de data e disputa judicial em torno de um novo adiamento devido ao agravamento da pandemia.
O Enem é considerado o maior vestibular do país, e a nota serve para disputar vagas em universidades e ter acesso a programas de bolsas (Prouni) ou financiamento de mensalidade (Fies). O gabarito oficial da prova do domingo passado (17), de linguagens e ciências humanas, sai entre segunda e quarta (27).
AQUI o gabarito extraoficial do Enem
Confira os principais acontecimentos envolvendo esta edição do Enem e, em seguida, o calendário com o que ainda está previsto para a prova. Ainda vão acontecer, por exemplo, o Enem digital e a reaplicação do exame para quem pegou Covid.
Mar/2020: Inep divulga as regras para edição 2020, com a novidade da prova digital
Abr/2020: Defensoria Pública da União pede que datas da prova impressa, em 22 e 29 de novembro, sejam alteradas
Mai/2020: inscrições para o Enem 2020 são abertas
Mai/2020: Inep diz que datas em novembro não são ‘imutáveis’
Jun/2020: Inep lança enquete para nova data do Enem. Maio de 2021 vence a preferência, mas MEC diz que escolha atrapalha cronograma de faculdades
Jul/2020: Enem é transferido para janeiro de 2021 devido o avanço da pandemia do coronavírus
Jul/2020: Ministério da Educação anuncia que máscara será obrigatória na prova
8/jan/2021: Defensoria entra com pedido para adiar provas do exame marcadas para janeiro
12/jan/2021: Justiça nega pedido para adiar o Enem e diz que cada cidade decide se há condições para a prova. Mais outras duas decisões judiciais mantiveram janeiro
12 e 13/jan/2021: Secretários estaduais da Saúde e da Educação manifestam preocupação com realização do Enem diante do agravamento da pandemia de Covid
O primeiro dia de provas, no domingo passado (17), teve taxa recorde de abstenção: 51,5% não compareceram. Até aquela data, mais de 8 mil inscritos haviam tido o pedido aprovado para fazer a reaplicação, em fevereiro, porque estavam com diagnóstico comprovado de Covid-19.
A aplicação foi marcada pelo caso dos candidatos impedidos de fazer o exame, porque as salas estavam lotadas, mesmo com o recorde de abstenção. Por causa disso, a Defensoria Pública da União pediu mais uma vez a suspensão do exame deste domingo, mas a Justiça Federal manteve a prova.
Neste último domingo (25), quando foram aplicadas as provas de matemática e de ciências da natureza, a abstenção foi de 55%.
Confira o que ainda falta acontecer no calendário do Enem:
25 de janeiro (segunda): Inep abre prazo para candidatos que se sentiram prejudicados por questões de logística e infraestrutura (faltou luz no local, por exemplo) pedirem reaplicação do Enem 2020. Entram nessa condição os alunos barrados por encontrarem salas lotadas no primeiro dia de prova. Quem perdeu o segundo dia de provas por apresentar sintomas de doenças infectocontagiosas como Covid também deve pedir a reaplicação. Os casos serão analisados pelo Inep e os resultados saem na Página do Participante.
25 a 27 de janeiro (segunda a quarta): Inep divulgará o gabarito oficial do 1º dia de exame (prova de linguagens e ciências humanas) até o terceiro dia útil após o 2º dia de prova.
29 de janeiro (sexta): último dia de prazo para pedir reaplicação do Enem 2020. Após essa data, o Inep não conseguirá organizar a logística para distribuição das provas impressas.
23 e 24 de fevereiro (terça e quarta): dia da reaplicação do Enem 2020 para estudantes do Amazonas e de duas cidades de Rondônia que suspenderam as provas devido à pandemia. Também farão as provas nesta data os candidatos que tiveram os pedidos de reaplicação aceitos por terem sintomas de Covid ou terem sido prejudicados por problemas de infraestrutura.
29 de março (segunda): divulgação das notas
VÍDEOS: saiba tudo sobre o Enem 2020