Enem 2020 tem perguntas sobre desigualdade salarial entre Neymar e Marta e escravização de chineses

Enem 2020, em Curitiba — Foto: Giuliano Gomes/PR Press 1 de 1
Enem 2020, em Curitiba — Foto: Giuliano Gomes/PR Press

Enem 2020, em Curitiba — Foto: Giuliano Gomes/PR Press

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 trouxe, neste domingo (17), questões sobre escravização de chineses, Insurreição Pernambucana, independência dos Estados Unidos, Revolução Francesa e reformas macroeconômicas no governo de Fernando Henrique Cardoso, segundo professores do cursinho Descomplica que fizeram a prova.

Também houve perguntas sobre desigualdade de gênero, como uma que abordava a desigualdade salarial entre os jogadores de futebol Neymar e Marta.

A partir das 15h30, os candidatos podem sair das salas, mas sem o caderno de questões. A avaliação vai até as 19h.

Prova de linguagens traz questões de gênero

A prova de linguagens trouxe perguntas sobre desigualdade de gênero. Uma delas comparava os salários dos jogadores brasileiros Neymar e Marta.

“Outra também falava da campanha ‘Chega de fiu, fiu, contra assédio nas ruas”, lembra Rafael Cunha, professor de português do Descomplica.

Ele menciona outros temas que apareceram na prova: a música “Águas de Março”, de Tom Jobim; religiões africanas; uso do gerúndio e um poema de Manuel Bandeira para a análise de funções da linguagem.

Em ciências humanas, poucas questões de Idade Contemporânea

João Daniel, docente de história do Descomplica, afirma que se surpreendeu com o baixíssimo número de questões sobre a Idade Contemporânea em ciências humanas. “Parece que fugiram do século XX. Não houve nenhuma pergunta sobre Getúlio Vargas ou regime militar, por exemplo. Muito pouco também de história mundial recente: uma prova sem questões de Guerra Mundial, Guerra Fria ou colonialismo contemporâneo”, diz.

As exceções foram uma questão sobre a economia no governo de Fernando Henrique Cardoso e uma que comparava a escravização de chineses com a de africanos.

Alguns dos autores citados foram Aristóleles, na prova de ciências humanas, e Montaigne, sobre iluminismo e o gênero “ensaio”.

Estrutura da prova

O primeiro domingo de Enem traz:

  • Redação;
  • 45 questões de linguagens;
  • 45 questões de ciências humanas.

Tema da redação

O tema da redação do Enem 2020 é ‘O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira’. Leia a análise de professores.

As redações são avaliadas de acordo com cinco competências, segundo o Inep. A nota pode chegar a 1.000 pontos, mas há critérios que podem zerar a redação, como fugir do tema, escrever menos de sete linhas, entre outros.

Em 2019, o tema foi ‘Democratização do acesso ao cinema no Brasil’ (veja a lista com todos os temas abaixo).

Lista de todos os temas de redação do Enem

VÍDEOS: saiba tudo sobre o Enem 2020

42 vídeos

Primeiro dia de provas do Enem vai ser neste domingo (17)

Governo do AM publica decreto que confirma suspensão das provas do Enem no estadoTribunal nega recurso e mantém realização do Enem nos próximos dois domingos