
Unaerp, um dos locais de realização do Enem em foto tirada em 2019, antes da pandemia — Foto: Larissa Cuter/EPTV
Unaerp, um dos locais de realização do Enem em foto tirada em 2019, antes da pandemia — Foto: Larissa Cuter/EPTV
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve mobilizar 48.349 estudantes em 19 cidades da região de Ribeirão Preto (SP) neste domingo (17) e no próximo (24) em meio a restrições sanitárias e uma alta de casos da Covid-19.
Além de Ribeirão Preto e Franca (SP), que concentram aproximadamente a metade dos inscritos na região, cidades como Barretos (SP), Bebedouro (SP) e Jaboticabal (SP) também terão candidatos. Os portões serão abertos às 11h30 e serão fechados às 13h. a prova está prevista para começar às 13h30.
Neste domingo, o exame terá como tema Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com 45 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação, história, geografia, filosofia e sociologia.
No dia 24, os temas abordados serão Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com perguntas sobre química, física, biologia e matemática.
Veja o número de inscritos em cada um dos municípios da região de Ribeirão Preto:
- Barretos: 2.915 inscritos
- Barrinha: 660 inscritos
- Batatais: 1.697 inscritos
- Bebedouro: 1.837 inscritos
- Cajuru: 519 inscritos
- Franca: 8.063 inscritos
- Guaíra: 771 inscritos
- Ituverava: 2.136 inscritos
- Jaboticabal: 2.326 inscritos
- Monte Alto: 936 inscritos
- Orlândia: 1.506 inscritos
- Pitangueiras: 577 inscritos
- Pontal: 812 inscritos
- Ribeirão Preto: 16.250 inscritos
- Santa Rosa de Viterbo: 892 inscritos
- Serrana: 926 inscritos
- Sertãozinho: 3.130 inscritos
- São Joaquim da Barra: 1.455 inscritos
- Taquaritinga: 941 inscritos
O que levar
- Obrigatório: Caneta preta confeccionada em material transparente
- Obrigatório: Documento de identificação original com foto, podendo ser identidade, carteira de registro nacional migratório, carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte e carteira de motorista (CNH)
- Obrigatório: Máscara de proteção cobrindo nariz e boca
- Caso o documento tenha sido roubado ou furtado antes do exame, o candidato deverá apresentar o boletim de ocorrência expedido por um órgão policial há, no máximo, 90 dias.
Originalmente, o exame seria feito em novembro, mas foi adiado devido à pandemia do novo coronavírus.
Entidades estudantes e a Defensoria Pública solicitaram um novo adiamento das provas, mas a Justiça negou o pedido e deu autonomia às cidades para decidir como proceder em relação ao exame.
Especialistas consultados pelo G1 divergem em relação à realização das provas durante a pandemia. Infectologistas dizem que o risco de transmissão é maior no transporte público e nos portões, na entrada das escolas, do que dentro das salas de prova.
Proteção e remarcação de provas
O uso de máscaras faciais será obrigatório durante toda a aplicação do exame, que terá 14 mil locais de prova e 205 mil salas em todo o país. Quem estiver com Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas nos dias de realização do Enem poderá participar da reaplicação das provas em 23 e 24 de fevereiro de 2021.
Para pedir a reaplicação, os candidatos deverão comunicar a condição de saúde por meio da Página do Participante antes da aplicação do exame.
Além da Covid, são consideradas doenças infectocontagiosas para pedir a reaplicação: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, e varicela.
Os participantes que apresentarem sintomas na véspera ou no dia da prova não deverão comparecer ao exame.
Nesse caso, além de registrar o ocorrido na Página do Participante, o inscrito deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do Inep (0800 616161) e relatar o caso, a fim de agilizar a análise do laudo pela autarquia. A aprovação ou a reprovação da solicitação de reaplicação deverá ser consultada, também, na Página do Participante.