Em SC, 2,9 mil devem fazer Enem digital neste domingo

Enem Digital será aplicado neste domingo (31)

Enem Digital será aplicado neste domingo (31)

Em Santa Catarina, 2.970 candidatos estão aptos para participar da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (31). A prova será aplicada em sete cidades catarinenses: Blumenau, Brusque, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville e São José.

Como a redação é manuscrita, os candidatos precisam levar uma caneta de tinta preta com tubo transparente (veja mais abaixo o que levar para o exame). Os portões dos locais de prova abrem às 11h30.

Primeira edição

Será a primeira edição digital do Enem. Apesar de o candidato resolver a prova no computador, precisa ir ao local de prova, não é possível fazer o exame de casa. O equipamento usado na prova foi preparado para a ocasião pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No computador, basicamente o candidato vai clicar na alternativa que julgar certa e depois vai salvar a resposta. Não será necessário pintar o gabarito.

Mesmo sem a prova em papel, os participantes vão receber um rascunho pra ajudar a pensar nas respostas. Este domingo marca a primeira etapa da prova. Serão 45 questões de linguagens e ciências humanas e suas tecnologias.

No dia 7 de fevereiro, ocorre a segunda etapa do Enem digital.

A candidata de 21 anos Beatriz de Andrade Leal é uma das que vai fazer a prova neste domingo em Florianópolis. “Como nunca fiz uma prova dessa forma, não sei exatamente o que esperar. Contudo, imagino que não terei dificuldades em lidar com a nova modalidade, já que passei grande parte da pandemia estudando através do computador”, relatou.

Ela tenta o curso de animação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “Minha expectativa é de que o sistema escolhido pelo MEC [Ministério da Educação] seja tanto fácil de navegar quanto ágil, tendo em vista que esta é uma prova extensa”, disse sobre a versão digital do Enem.

O que é preciso levar?

  • caneta de tinta preta com tubo transparente para a redação;
  • documento de identificação;
  • máscara para evitar contágio da Covid-19. A proteção só poder tirada para se alimentar ou beber água.

Se o candidato estiver com Covid-19 ou sintomas da doença, não deve fazer a prova. Para estas pessoas, vai haver reaplicação do exame, nos dias 23 e 24 de fevereiro. A solicitação pode ser feita já na segunda-feira (1º). O prazo vai até sexta (5).

VÍDEOS: Destaques do G1 SC no Bom Dia Santa Catarina

78 vídeos

Estudantes de SC revelam o que sentem na expectativa da prova do Enem

Fechamento da Ford é o assunto econômico da semana; confira as notícias do G1 SCG1 produz série de reportagens sobre incêndios florestais em SC

Veja mais notícias do estado no G1 SC