Em meio à pandemia, mais de 18 mil estudantes fazem o Enem neste domingo na região

Caderno de provas do Enem 2019 - 1º dia — Foto: Ana Carolina Moreno/G1 1 de 1
Caderno de provas do Enem 2019 – 1º dia — Foto: Ana Carolina Moreno/G1

Caderno de provas do Enem 2019 – 1º dia — Foto: Ana Carolina Moreno/G1

Em meio à pandemia, mais de 18 mil estudantes vão prestar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (17) em São Carlos, Araraquara e Rio Claro (SP).

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 8.374 estudantes se inscreveram para a prova impressa do exame em São Carlos. Em Araraquara, 5.815 e em Rio Claro 3.964 pessoas realizarão a prova.

Por causa da pandemia, os portões serão abertos mais cedo para os estudantes, como forma de evitar aglomeração. Os portões vão abrir às 11h30 e serão fechados às 13h. A prova está prevista para ter início às 13h30.

Segundo a organização, será disponibilizado álcool em gel nos locais de prova para que estudantes e aplicadores possam higienizar as mãos.

Será obrigatório o uso de máscaras, mas, o estudante poderá tirá-la para comer, já que será permitido o consumo de alimentos dentro da sala de provas.

Nesta primeira fase do exame, os estudantes vão escrever uma redação e responder 90 questões, sendo 45 de linguagens e códigos e 45 questões de ciências humanas. O tempo máximo de duração da prova é de cinco horas e meia.

No próximo domingo (24) será aplicada a segunda etapa da prova para todos os estudantes do vestibular presencial, com 90 questões sobre matemática e ciências da natureza.

O que é preciso levar:

  • Documento de identidade oficial com foto;
  • Caneta preta de tubo transparente;
  • Máscara de proteção facial.

Caso o candidato apresente sintomas de Covid-19 em qualquer uma das etapas, ele não poderá realizar a prova.

A orientação é para o estudante entrar em contato com o Inep pela Página do Participante ou pelo telefone 0800 616161, para agendar a reaplicação do Enem.

Uma prova especial será aplicada nos 23 e 24 de fevereiro, exclusivamente para quem os inscritos que tiveram sintomas da doença.