Com alta da Covid, candidatos de Araraquara e região farão 2ª fase da Unesp em Ribeirão Preto

Candidatos da Unesp são liberados para entrar no prédido para realização da prova (foto de arquivo). — Foto: Stefhanie Piovezan/G1 1 de 1
Candidatos da Unesp são liberados para entrar no prédido para realização da prova (foto de arquivo). — Foto: Stefhanie Piovezan/G1

Candidatos da Unesp são liberados para entrar no prédido para realização da prova (foto de arquivo). — Foto: Stefhanie Piovezan/G1

Por conta da alta de casos e da circulação da variante do novo coronavírus, 1.582 estudantes de Araraquara (SP) e região deverão fazer a 2ª fase da Unesp em Ribeirão Preto, segundo a Fundação Vunesp. A prova será realizada no dia 28 de fevereiro.

A consulta de local de prova está disponível no site da Vunesp.

Araraquara, que tem cerca de 240 mil habitantes e está localizada na região central do estado, enfrenta uma crise hospitalar com 100% de ocupação de leitos de UTI pelo 5º dia seguido por causa do aumento de casos de Covid-19, que pode ter relação com a identificação da variante brasileira do novo coronavírus.

O município tem um decreto que proíbe circulação na cidade sem justificativa para conter a doença. Em uma semana, os casos da doença cresceram 10,4% e as mortes 18,4%.

Situação excepcional

Segundo a Fundação, a mudança foi feita “em função da situação excepcional decorrente da Covid-19 em Araraquara, o que impossibilita a aplicação de prova no município”.

A medida afeta 700 inscritos de Araraquara e 882 de outras cidades da região. Eles só souberam da mudança ao consultar os locais de prova, que foram divulgados na quarta-feira (17).

Ribeirão Preto fica a 75 km de Araraquara e está atualmente na fase laranja do Plano São Paulo.

Pelo menos desde que a Vunesp passou a ser responsável pelo vestibular da Unesp, em 1981, a prova é realizada em Araraquara. Essa foi a primeira vez que o exame foi transferido. A 1ª fase foi realizada na cidade normalmente, em janeiro.

A prova da segunda fase do vestibular, de Conhecimentos Específicos e Redação, será aplicada no dia 28 de fevereiro em 30 cidades paulistas. A divulgação da 1ª lista geral de classificação será no dia 19 de março de 2021.

Segundo a Fundação Vunesp, a aplicação do exame vai seguir uma série de protocolos sanitários para evitar a disseminação da Covid-19, como uso obrigatório de máscaras, distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os candidatos e disponibilidade de álcool em gel.

VARIANTE DO NOVO CORONAVÍRUS EM ARARAQUARA