Candidatos do grupo de risco temem contaminação por Covid-19 durante provas do Enem


São pessoas que foram fazer provas, em prédios no Recife, depois de passar por problemas de saúde. Arquiteta e estudante contaram que estão superando sequelas de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs). Cardíaca, Maria Cecília teve medo de contaminação por Coivid-19, já que se recupera de acidentes vasculares
Pedro Alves/G1
Candidatos do grupo de risco para agravamento da Covid-19 ficaram receosos com o risco de contaminação pelo novo coronavírus durante a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Veja a cobertura em Tempo Real
Neste domingo (17), primeiro dia do teste, a arquiteta e urbanista Maria Cecília Melo, de 24 anos, foi até a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no Centro do Recife, para fazer a prova. Ela é paciente cardíaca e, após quase um ano de medidas de prevenção, tem medo de pegar a doença na sala da prova.
“Eu já tive três acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e um infarto. Por isso, estou com medo. Meu sogro já teve Covid e ficou internado, mas se recuperou. Estou em dúvida se faço design, para continuar no meu ramo de mercado, ou direito, para fazer concurso. Minha profissão foi muito afetada pela pandemia e o mercado está parado”, afirmou.
Estudante Soleil Urubá foi fazer provas, no Recife, em cadeira de rodas e disse que estava com medo de pegar Covid-19
Pedro Alves/G1
No mesmo local de prova, a estudante Soleil Urubá, 44 anos, vai tentar voltar à universidade para finalizar o curso de enfermagem. Ela sofreu um AVC em 2017 e, faltando apenas o trabalho de conclusão, devido ao problema de saúde acabou perdendo a bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni).
Ela, que hoje se locomove com a ajuda de muletas e cadeira de rodas, sequer conseguia ficar sentada quando teve o AVC. Foram anos de fisioterapia até a retomada gradual das atividades.
“Eu tive suspeita de Covid-19, mas não foi confirmado. Por isso, existe um risco de contaminação. Eu finalizei todos os períodos de enfermagem, mas falta é falta. Perdi a bolsa e não tive como entregar o trabalho de conclusão de curso. Agora, pretendo finalizar tudo”, declarou a candidata.
VÍDEOS: G1 em 1 Minuto
Initial plugin text