Candidatos do Enem reclamam de pouco distanciamento social nas salas da Uerj


Candidata falou especificamente sobre distância lateral entre as cadeiras. Universidade é um dos maiores locais de prova do estado. Pais e candidatos que fizeram o Enem aguardam em frente à Uerj, na Zona Norte do Rio,
Raoni Alves/G1
Candidatos que fizeram o Enem neste domingo (17) na Uerj, na Zona Norte do Rio, tradicionalmente um dos maiores locais de prova do estado, reclamaram de pouco distanciamento social entre as cadeiras nas quais fizeram as provas.
Enem 2020 tem perguntas sobre desigualdade salarial entre Neymar e Marta e escravização de chineses
Redação do Enem 2020 é ‘O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira’; professores comentam
Para Jenifer Nascimento dos Santos, de 19 anos, que tenta uma vaga para cursar psicologia, os estudos foram bem complicados por conta da pandemia.
“As cadeiras estavam separadas pra frente, mas na lateral, a distância era bem pequena. Não tinha aquilo de pular uma carteira pro lado. E a sala estava cheia. Mas ninguém reclamou, ninguém falou nada. Eles deveriam ter adiado a prova, mas não adiaram. Agora, quem vai querer perder um ano de estudo. Não dá pra simplesmente perder. Mesmo com a pandemia, muita gente estudou pra isso. Pra mim, a preparação foi bem difícil. A gente ficava meio querendo desistir, desanimada por conta da pandemia, mas até que eu consegui estudar. Não foi como eu queria, mas consegui”, disse.
Na opinião de Ludmila de Jesus, de 18 anos, moradora do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, a maior dificuldade foi ter que estudar no sistema de ensino a distância.
“Esse ano foi bem difícil pra estudar. A pandemia atrapalhou muito. Eu fiz um curso preparatório militar e a maior parte dele foi a distância. E isso dificultou muito. Faltava aquele contato com os professores, na hora de tirar dúvidas é mais difícil. O presencial é muito melhor, o professor consegue perceber mais as dúvidas. Tem essa diferença que atrapalhou”, contou Ludmila.
Quase 390 mil pessoas eram esperados para fazer a versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Rio de Janeiro neste domingo (17).