Candidato chega 3h30 antes de abertura de portões do Enem, em Fortaleza, para 'espalhar positividade'

Carlos Emanuel Abreu Oliveira chegou às 8h no seu local de prova, na Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza — Foto: Helene Santos/SVM 1 de 2
Carlos Emanuel Abreu Oliveira chegou às 8h no seu local de prova, na Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza — Foto: Helene Santos/SVM

Carlos Emanuel Abreu Oliveira chegou às 8h no seu local de prova, na Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza — Foto: Helene Santos/SVM

O candidato Carlos Emanuel Abreu Oliveira, 19 anos, chegou 3h30 antes da abertura dos portões ao seu local de prova do Enem, na Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza, para aumentar sua confiança e ‘espalhar positividade’ para outros candidatos. Ele chegou às 8h.

“Se você chega num ambiente, conversa com as pessoas, você se sente mais seguro mentalmente e psicologicamente. Além de você poder alegrar as pessoas ao redor e espalhar positividade”, afirmou.

Carlos é estagiário em uma corretora de imóveis e está fazendo o Enem para tentar ingressar no curso de direito ou medicina.

Ele afirmou que está se sentindo preparado para a prova, pois tem uma boa base de estudos do seu ensino médio. “Um fator determinante é a auto confiança. Se você tem, você lembra muita coisa e seu raciocínio melhora”.

O Enem ocorre neste domingo (15) para mais de 5,5 milhões de candidatos em todo o Brasil, em meio ao pior cenário da pandemia de Covid-19. No Ceará, são 320 mil pessoas aptas a fazer a prova. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começa neste domingo (17) para mais de 5,5 milhões de candidatos confirmados, em meio à alta no número de casos de coronavírus.

O candidato presta o Enem para ingressar no curso de direito ou medicina — Foto: Helene Santos/SVM 2 de 2
O candidato presta o Enem para ingressar no curso de direito ou medicina — Foto: Helene Santos/SVM

O candidato presta o Enem para ingressar no curso de direito ou medicina — Foto: Helene Santos/SVM

Maior vestibular do país

O Enem é considerado o maior vestibular do país, e a nota serve para disputar vagas em universidades e ter acesso a programas de bolsas (Prouni) ou financiamento de mensalidade (Fies). Candidatos ouvidos pelo G1 dizem estar pressionados entre o sonho de ter uma graduação e o risco de se contaminar.

Os estudantes terão 5h30 neste domingo (17) para escrever a redação e responder a 90 questões de múltipla escolha (45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias).

No próximo domingo (24), serão 5h para responder a mais 90 questões de múltipla escolha (45 de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza.

200 vídeos

Vídeo mostra acidente de ex jogador de futebol em Fortaleza

'Praia dos Crush', em Fortaleza, começa a receber gradesFortaleza tem panelaço em vários bairros em protesto contra Jair Bolsonaro