Aos 50 anos, autônomo presta Enem em Piracicaba e sonha com vaga em enfermagem: 'Tentar ajudar as pessoas'

Adenísio Angelino, de 50 anos, tenta uma vaga no curso de enfermagem — Foto: Caroline Giantomaso/G1 1 de 1
Adenísio Angelino, de 50 anos, tenta uma vaga no curso de enfermagem — Foto: Caroline Giantomaso/G1

Adenísio Angelino, de 50 anos, tenta uma vaga no curso de enfermagem — Foto: Caroline Giantomaso/G1

Aos 50 anos, o autônomo Adenísio Angelino é um dos candidatos que realizam a prova do Enem neste domingo (24), na Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (SP). Ao G1, ele contou que presta o exame em busca da realização de um sonho antigo: uma vaga no curso de enfermagem.

“Eu decidi [fazer o Enem] para poder fazer o curso que eu quero e para tentar ajudar as pessoas. […] Eu fiz o Encceja, estou fazendo o Enem, estou tentando bolsa. É difícil? É. Mas a gente precisa, né”, disse o autônomo.

Adenísio conta que não pôde cursar a graduação por falta de oportunidades, mas que se arrepende de não ter buscado perseguido o sonho. “[Quero] deixar um conselho para os mais jovens: que não façam que nem eu não, não façam as coisas atrasadas não, faça correto para ter um futuro maravilhoso”, pede.

“Essa pandemia veio para incentivar as pessoas a correr atrás dos seus sonhos […] Se eu tivesse feito o curso antes, estaria ajudando na pandemia. Mas quem sabe no ano que vem eu não vou estar ajudando também”, diz o autônomo, esperançoso.

Segundo dia

Neste segundo domingo os candidatos fazem as provas de matemática (45 questões) e ciências da natureza (45 questões). De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nas seis cidades da região Piracicaba (SP) onde a prova será aplicada, há 19.897 candidatos inscritos.

O fechamento dos portões será às 13h, como de costume, e a aplicação do exame a partir das 13h30. Os participantes terão 5h para fazer o Enem, das 13h30 às 18h30, mas o local pode ser deixado a partir das 15h30.

Por conta da realização do exame em várias instituições de ensino na cidade, linhas de ônibus da cidade que passam em frente aos locais de aplicação tiveram o horário ampliado para atender os candidatos.