Confira as maiores tecnologias na medicina

A medicina obteve diversas mudanças desde sua gênese milenar. O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, médico urologista, é apaixonado por medicina e por história, sendo assim, unindo os dois campos, aborda o tema dos maiores marcos no campo da medicina à nossa redação. Confira o artigo e embarque em descobertas.

Historiadores e cientistas investigam a Antiguidade a fim de achar traços e evidências que remontam aos hábitos e técnicas das pessoas que um dia aqui estiveram. O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes entende a importância em relação aos estudos da medicina na história.

Dando um salto pela história, a mumificação no Egito Antigo, certamente, propiciou aos egípcios antigos amplo conhecimento acerca da anatomia humana, uma vez que para realizar a mumificação, era necessário retirar órgãos para evitar a deterioração. O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que o processo de embalsamento era realizado por conta da religião e cultura dos egípcios e que, com certeza, é um fato histórico importantíssimo para a humanidade.

Migrando para a sociedade grega, Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes enfatiza o Dr. Galeno. Considerado pai da anatomia, foi responsável por lançar os primeiros estudos da área. Através de diversos estudos envoltos na anatomia, conseguiu, por exemplo, a diferenciação entre veias e artérias, entre outras inúmeras descobertas.

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes conta que antes da criação de antibióticos, bem como normas adequadas em relação ao funcionamento e limpeza de hospitais, sendo assim, antes da assepsia de materiais e ferramentas médicas, a morte por infecção era a causa mortis de boa parte da população.

Além disso, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que até 1800 os médicos não tinham ciência da importância de uma boa higienização em consultórios e hospitais. Foi somente em 1847 que a proeminência da assepsia passou a ser discutida. O médico húngaro Ignaz Philipp Semmelweis propôs que os profissionais da saúde lavassem as mãos com uma solução de cal e cloro e, dessa forma, as mortes caíram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui